Regras Tranca : Ludijogos

Tranca

Regras Tranca

Objetivo do jogo

A Tranca é um jogo de cartas para 2 jogadores ou em duplas. O objetivo é formar sequências do mesmo naipe ou trincas e conseguir mais pontos que os adversários.

É jogado com 2 baralhos ingleses sem curingões. As partidas podem ser jogadas a uma rodada, 2000 pontos ou 3000 pontos.

Como jogar Tranca

Distribuição

São distribuídas 11 cartas a cada jogador e dois montes de 11 cartas cada um são colocados de lado, são os mortos. As cartas restantes formarão parte do monte para comprá-las.

Desenvolvimento do jogo

O primeiro jogador deve comprar uma carta do maço e tentar formar sequências do mesmo naipe ou trincas para colocá-las na sua zona de jogo (mínimo 3 cartas). Poderá colocar tantas combinações como queira.

Ao terminar, deve descartar obrigatoriamente uma carta da sua mão e colocá-la de cabeça para cima no centro da mesa (lixo).

Ao começar o seu turno, cada jogador terá a opção de comprar uma carta do maço ou todas as cartas do lixo. Para poder pegar as cartas do lixo, será obrigatório jogar a última delas imediatamente.

Além de formar novas combinações, você também poderá colocar cartas nas combinações que já tiver em jogo.

Os curingas

Os dois funcionam como curingas e podem ser utilizados tanto nas trincas quanto nas sequências, mesmo que não sejam do mesmo naipe.

Somente um curinga pode estar em uma combinação.

É possível mudar a posição do curinga no jogo e colocar a carta que o substitui no seu lugar. Neste caso, o curinga mudará a posição no jogo estando no lugar de outra carta segundo as seguintes condições:

  • Seguirá funcionando como curinga na extremidade direita da sequência (onde estão as cartas mais altas).
  • Se não for possível, seguirá funcionando como curinga na extremidade esquerda (com as cartas mais baixas).

O morto

Na lateral da mesa estarão reservados dois montes de 11 cartas cada um, os mortos. Quando um dos jogadores ficar sem cartas, pegará um dos mortos. Cada dupla somente pode usar um dos mortos em uma partida.

Quando o monte de cartas acabar e se houver algum morto na mesa, ele será o monte.

Canastras

Uma canastra é feita quando um jogo tiver 7 cartas ou mais.

Há diferentes tipos de canastras, dependendo das cartas que têm o jogo:

  • Canastra suja: Tem um curinga.
  • Canastra limpa: Não tem nenhum curinga.
  • Canastra real: É uma canastra limpa que vai do Às ao Rei (no entanto, o às é colocado atrás do rei porque tem um valor maior).
  • Canastra de curingas: é formada quando todas as cartas são curingas (no total 7 dois).
  • Canastra de às a às: é formada com uma canastra limpa que vai de às a às.

Observação: não se pode “limpar” canastras na tranca.

Três vermelhos e pretos

Se um jogador descartar um três preto, o seguinte jogador será obrigado a comprar do maço (bloqueia-se o lixo).

Para cada 3 preto ou vermelho que ficar na mão ao final da rodada, serán subtraídos 100 pontos do total de pontos.

Quando um jogador conseguir um três vermelho, ele será colocado diretamente na sua zona de jogo quando for o seu turno. Comprará a mesma quantidade de cartas para cada três vermelho que tiver.

Cada três vermelho somará 100 pontos se houver pelo menos uma canastra limpa, senão serão subtraídos 100 pontos. Se os 4 três vermelhos e uma canastra limpa forem conseguidos, serão marcados o dobro de pontos (800 pontos).

Se um três vermelho for colocado e não for possível comprar uma carta (não há cartas no maço), serão somados ou subtraídos 10 pontos por esse três vermelho (em vez de 100). Também, não haverá pontos especiais se tiver os quatro três vermelhos.

Bater

Um jogador baterá quando ficar sem cartas na mão. Há diferentes formas de batida:

  • Direta: Quando um jogador coloca sua última carta na sua zona de jogo, pode pegar o morto e continuar colocando cartas nos jogos na mesma jogada.
  • Indireta: Quando um jogador coloca sua última carta no lixo, não pode usar o morto até a seguinte rodada.
  • Final: Quando um jogador colocar a última de suas cartas e não puder pegar o morto tendo ao menos uma canastra limpa na sua zona de jogo. O jogo terminará com esta jogada.

Valor das jogadas

Os pontos são contados da seguinte forma:

  • Três vermelho: soma-se 100 pontos para cada um se há uma canastra limpa, se não, são subtraídos 100 pontos. Se os 4 três vermelhos e uma canastra limpa forem conseguidos, os pontos marcados serão o dobro (800 pontos).
  • Três preto ou vermelho: subtrai-se 100 pontos para cada um que ficar na mão ao final da rodada.
  • Demais cartas: 10 pontos
  • Batida final: 100 pontos
  • Canastra suja: 100 pontos
  • Canastra limpa: 200 pontos
  • Canastra real: 500 pontos
  • Canastra de curingas: 1000 pontos
  • Canastra de às a às: 1000 pontos

Se você pegar o morto e não usá-lo, perderá 100 pontos. Os pontos das cartas que ficam na mão também são contados.

O jogo terminará quando um jogador ou dupla conseguir a quantidade de pontos necessários para ganhar.

Se houver empate, ganhará o jogador ou a dupla que começou a partida.

Controles de jogo

Selecione uma combinação correta de cartas e clique sobre a mesa para colocá-las em jogo.

Por que há robôs jogando? Para que servem?

Robô

Em alguns jogos, quando um jogador perde a conexão durante a partida, um robô o substitui até que volte a entrar. O jogador tem uma margem de uns minutos para regressar à partida e continuar jogando.

Finalizar a partida de forma amistosa (anular partida)

Alguns jogos têm a opção de finalizar a partida de forma amistosa. Se isso ocorrer, a partida será anulada. Isto é, os jogadores não ganharão nem perderão pontos e essa partida não contará no ranking nem nas estatísticas. Além disso, as fichas apostadas são devolvidas a cada jogador (exceto se forem penalizados por abandono).

Para anular uma partida, um dos jogadores deve clicar no seguinte botão . Todos os jogadores devem estar de acordo em que a partida finalize, caso contrário a partida continuará.

O robô não é levado em conta nas votações para finalizar uma partida de forma amistosa.

Opções de mesa

As opções de mesa são escolhidas pelo chefe de mesa (o primeiro jogador que se senta na mesa e que tem uma estrela estrella junto ao seu avatar).

Para ver ou modificar as opções de mesa clique em opciones. As opções de mesa podem ser modificadas antes de começar a partida ou entre as partidas. Se o ícone ficar vermelho indica que o chefe da mesa está mudando alguma das opções.

Tempo de jogada
Indica o tempo que o jogador tem para jogar. Se o tempo se esgota, a jogada é feita pelo sistema. Veja também: Jogo em modo automático
Competir por pontos e fichas.
Permite jogar partidas competitivas. Desative esta opção para praticar (não ganhará nem perderá fichas, não obterá conquistas e não subirá de nível).
Aposta por partida:
Indica a quantidade de fichas de jogo que você apostará na partida. O ganhador da partida leva o pote. Veja também: O que são as fichas, como posso consegui-las?
Mesa privada.
Se esta opção estiver ativa, somente poderão sentar-se os jogadores convidados ou amigos. Veja também: Como convidar outros jogadores para jogar na sua mesa.
Permitir público.
Outras pessoas poderão entrar na mesa para ver a partida e bater papo. Veja também: Público durante as partidas
Express (Partidas rápidas)
É a forma de jogo mais rápida. Joga-se sem limite de pontos.
Limite de pontos
Determina o final da partida. O jogador ou dupla que conseguir o total de pontos, ganhará a partida.

Ranking por pontos

Para participar do ranking deste jogo, é necessário estar cadastrado e ter fichas suficientes para cobrir as apostas.

Para ganhar pontos, as partidas devem ser competitivas (indicadas com uma luva de boxe ou umas espadas). Não se marca pontos se 2 jogadores da mesa compartilham o mesmo IP.

Se em uma mesa se apostam fichas de jogo, você deverá ter suficientes fichas para cobrir a aposta. O ganhador da partida ganha os pontos XP e as fichas apostadas (a banca recebe 25% do pote).

Os pontos ganhos dependem do tipo de jogo e da aposta inicial.

Pontos
Partida por pontos Express
2 jogadores ou em duplas 40 pontos 20 pontos

Os jogadores que perdem uma partida, somam 5 pontos. Se a partida finalizar de forma amistosa, cada jogador recuperará as fichas apostadas.

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