Regras do Superbuteo
O Superbuteo é um jogo de futebol para 2 pessoas, com algumas semelhanças ao subbuteo e ao futebol de botão. O objetivo do jogo é marcar mais gols que o seu adversário.
No seu turno, cada jogador dispõe de um tempo máximo para realizar todos os movimentos que quiser enquanto aparecer a barra de movimento. Esta barra se esgota à medida que os movimentos são realizados.
Tempo restante de turno e barra de movimento.
Cada peça pode ser movida apenas uma vez por turno. Uma vez movida, não se pode movê-la novamente até o turno seguinte.
O jogo acaba quando finaliza o tempo da partida (estabelecido pelo chefe de mesa). Assim como no futebol, a partida está dividida em 2 tempos.
O campo
A área de jogo é muito parecida a um campo de futebol. São 2 lados de jogo diferentes que podem ser selecionados nas opções de mesa.
Campo grande (clássico)
O campo de futebol está delimitado pelas laterais e pelas linhas de fundo.
(A) Lateral (B) Área de pênaltis (C) Grande área (D) Linha de fundo (E) Área de impedimento
- Pode-se jogar com laterais, tiros de meta e escanteios (veja abaixo) ainda que a bola possa quicar nas extremidades fora do campo de jogo.
- A área de impedimento é sensivelmente menor e abrange a área de jogo a partir da linha de gol até a linha de impedimento (linha transversal que divide o campo)
- Não pode haver nenhuma peça dentro da pequena área que não seja o goleiro (se uma peça entrar na pequena área, será retirada automaticamente).
Campo pequeno
Embora o campo seja igual ao anterior, não há espaço para lateral, por isso a bola pode quicar onde antes estavam as laterais.
Por tanto, não há lateral, escanteios nem tiros de meta.
Regulamento do Superbuteo
Um ponto muito importante do Superbuteo é entender que muitas regras não se aplicam até que a bola fique presa. Por exemplo, só se apita lateral se a bola parar fora da área de jogo.
Laterais, tiro de meta e escanteio (somente em campo grande)
Se um jogador parar a bola fora do campo, passa a vez ao adversário e este pode chutar a seu favor.
- Se a última linha que a bola atravessa for a linha lateral, o adversário cobra lateral.
- O chute é dado no ponto onde a bola volta ao campo.
- Joga a peça mais próxima.
- Se alguma peça estiver muito perto do ponto de lance, esta será afastada.
- Se a última linha que a bola atravessa for a linha de meta do adversário, este cobra um um tiro de meta.
- A peça mais próxima ao lance é a que efetua a jogada.
- As demais peças são recolocadas no campo segundo a formação escolhida, exceto se a opção de mesa “pegar a bola” estiver ativa.
- Se a última linha que atravessa a bola for sua própria linha de meta, o adversário cobra um escanteio.
- O escanteio é batido na esquina da área de jogo mais próxima do ponto de saída da bola.
- São as mesmas regras de um lateral que devem ser obedecidas.
Recuar ao goleiro
O goleiro poderá pegar a bola se estiver dentro da pequena área. Se um jogador fizer um passe ao seu próprio goleiro se apitará falta, perderá o turno e todas as peças e a bola voltarão para as posições onde se encontravam antes da jogada.
Faltas, cartões e pênaltis (opcional)
Será falta, quando um peça golpear com violência uma ou várias peças adversárias, exceto se tocar antes na bola.
- Se um jogador cometer uma falta, perderá o turno e as peças voltarão à posição anterior.
- Segundo a gravidade da falta poderá haver cartão. Se o cartão for vermelho, o jogador perderá uma peça. Dois cartões amarelos equivalem a um vermelho.
- Se um jogador fizer uma falta dentro da pequena área, se apitará pênalti e perderá o turno.
Impedimento (opcional)
Esta é sem dúvida a regra mais complicada do jogo. Um jogador estará impedido (marcado com um ícone) se:
- Esteja ativo dentro da área de impedimento contrária.
- Encontra-se mais perto da linha de meta contrária da bola e a última peça adversária (sem contar com o goleiro)
Se apitará impedimento se:
- Outra de suas peças chuta a bola na direção contrária.
- A bola fica presa atrás da última peça de defesa.
- Punição:
- Se um jogador comete um impedimento perderá o turno e o adversário fará um lance livre no lugar onde a peça realiza o impedimento.
- Não é infração:
- Quando marca-se um gol, a bola sai da área de jogo, o goleiro a pega ou se cometerá uma falta (ou qualquer outra infração que devolva a bola para o adversário.) Não se apitará nem lateral nem escanteio.
Controles
As peças ativas são indicadas com um círculo verde ou laranja.
Para movimentar uma peça, clique sobre ela e arraste o mouse. Para soltar uma peça já clicada, coloque o cursor outra vez sobre ela e solte o botão do mouse. A peça continuará ativa.
Se você mantiver pulsada a tecla Control no PC ou Comando no Mac poderá dar efeito no lançamento.
Você pode usar as laterais do campo para fazer rebotes.
Pegar a bola (opcional)
Se uma peça estiver suficientemente perto da bola, poderá “pegá-la”. Esta ação é como bater uma lateral ou um escanteio ainda que as peças que estiverem por perto poderão dificultar o chute.
A peça e a bola serão marcadas com um círculo laranja para indicar que podem ser movidas.
Controle do goleiro
O goleiro se movimenta automaticamente mas você pode controlá-lo clicando sobre ele e arrastando o mouse. Enquanto o adversário não fizer nenhum movimento, o goleiro ficará parado na posição indicada.
O goleiro se movimenta mais rápido se for controlado pelo jogador.
Se o goleiro pegar a bola, mova o cursor e clique para chutar. Dependendo do tamanho das setas vermelhas, o chute será mais ou menos potente.
Mudança de câmera
Você pode mudar o ponto de vista do jogo a qualquer momento clicando em:
- 1 Câmera lateral
- 2 Câmera de televisão
- 3 Câmera superior
- 4 Câmera no gol local
- 5 Câmera no gol visitante
- 6 Câmera fixa com plano geral. Clique várias vezes para mudar o ponto de vista.
Outras teclas
- A Abandonar a partida
- Enter ↵ Ativar o chat. Para bater papo, digite o texto e clique novamente nesta tecla.
- F Mudar a escalação
- Barra de espaço Passa a vez
- T Colocar em tela completa
Opções de mesa
- Tempo por turno (15 seg. - 1 min.)
- Determina o tempo por turno que cada jogador tem para realizar seus movimentos.
- Duração da partida (10 min. - 45 min.)
- Determina o tempo total da partida. Cada parte é jogada com a metade deste tempo.
- Campo grande
- Determina se será utilizado campo normal (clássico) ou o pequeno (sem lateral).
- Apitar impedimento / Apitar faltas
- Ative estas opções das regras de jogo.
- Pegar a bola
- Esta versão de jogo permite que uma das peças pegue a bola se estiver suficientemente próxima. Desta forma é possível realizar jogadas ensaiadas e chutes mais precisos como se fosse bater uma lateral.
- Pênaltis em caso de empate
- Se a partida termina em empate, é possível levá-la para os pênaltis para desempatar. A disputa é a melhor de 5. Se houver novo empate, a disputa continua até que um dos jogadores perca um pênalti.
Ranking por pontos
Para participar do ranking deste jogo, é necessário estar cadastrado e ter fichas suficientes para cobrir as apostas.
Para ganhar pontos, as partidas devem ser competitivas (indicadas com uma luva de boxe ou umas espadas). Não se marca pontos se 2 jogadores da mesa compartilham o mesmo IP.
A tabela de pontos deste jogo é baseada no sistema Elo, que determina a força relativa de um jogador. Ao ganhar, empatar ou perder uma partida, os pontos dependerão do número de pontos do adversário. Um máximo de 30 pontos é somado ou subtraído.
Exemplo 1: se ambos jogadores têm os mesmos pontos, o ganhador soma 15 pontos e são subtraídos 15 do perdedor.
Exemplo 2: se um jogador com 2000 pontos ganha de outro com 1000, não há modificações na tabela de pontos. Do contrário, se vencesse o segundo jogador, somaria 30 pontos (e o adversário perderia 30)
- Os empates em 0 a 0 não são levados em conta (recomenda-se ativar a opção de mesa “Pênaltis em caso de empate”)
- Se um jogador abandona, perderá a partida e pode ser penalizado com 20 pontos. Em qualquer caso, o adversário somará a vitória se passam mais de 3 minutos de jogo.
Ranking Elo mensal
Todos os meses, inicia-se um novo ranking Elo a partir de 1000 pontos para cada jogador, independentemente dos pontos em geral. Quer dizer, um jogador pode ganhar 1 ponto no seu Elo geral (histórico) e 30 no seu Elo mensal.
Ranking geral
Determina-se por pontos Elo acumulados desde que o jogador começou a jogar.