Scopa ›
Regras Scopa
Objetivo do jogo
A Scopa é um jogo de cartas que pode ser jogado de 2 a 4 jogadores (individual ou em duplas).
O objetivo do jogo é conseguir pontos pegando cartas ou deixando a mesa sem cartas. Só é possível pegar cartas se uma ou várias cartas da mesa somarem o mesmo que uma carta da sua mão.
O primeiro jogador ou dupla que atingir primeiro o número de pontos estabelecidos, vencerá a partida.
As figuras têm um valor especial: a sota vale 8, o cavalo 9 e o rei 10. O resto das cartas têm seu próprio valor.
Como jogar Scopa
Início
No começo da partida um jogador é escolhido de forma aleatória para começar a jogar (este jogador se chamará “mão”).
O jogador situado à sua esquerda é o que distribui as cartas. Distribuirá 3 cartas por jogador e colocará 4 cartas viradas para cima sobre a mesa.
Desenvolvimento do jogo
No seu turno cada jogador deverá jogar uma carta da sua mão considerando que:
- Se a carta tiver o mesmo valor que qualquer carta da mesa, o jogador pegará ambas.
- Se a carta tiver o mesmo valor que a soma de várias cartas da mesa, o jogador pegará todas.
- A carta será colocada na mesa virada para cima junto às outras.
Scopa
Se o jogador conseguir combinar sua carta com todas as cartas da mesa, conseguirá uma Scopa (será indicado no placar da tela).
Quando os jogadores ficarem sem cartas, serão distribuídas 3 cartas novamente até que o maço se esgote. Quando isso ocorrer, as últimas cartas que ficarem na mesa serão recolhidas pelo jogador que fez a última vaza. Será feita a contagem de pontos e se embaralhará novamente para começar outro jogo. Dessa vez, o jogador que iniciará o jogo será o situado à direita do anterior.
Final da partida
A partida terminará quando um jogador ou dupla alcançar ou superar a quantidade de pontos estabelecida nas opções de mesa.
Se mais de um jogador superar este limite, ganhará o jogador que tiver mais pontos. Se houver empate, o jogo continuará até que um jogador ou dupla consiga os maiores pontos.
Contagem de pontos
Ao final de cada jogo, será feita a contagem de pontos de acordo com as cartas recolhidas e as Scopas conseguidas de cada jogador.
- Para cada Scopa: 1 ponto.
- Por ter a maioria de ouros: 1 ponto. Se houver empate, não se marca pontos.
- Por ter o 7 de ouros: 1 ponto.
- Por ter a maior Primiera: 1 ponto. Se houver empate, não se marca pontos.
- Por ter a maioria das cartas: 1 ponto. Se houver empate, não se marca pontos.
Primieras
A Primiera é um ponto que é calculado somando os pontos das cartas de cada naipe de maior valor de acordo com a seguinte escala:
- 7: 21 pontos.
- 6: 18 pontos.
- 1: 16 pontos.
- 5: 15 pontos.
- 4: 14 pontos.
- 3: 13 pontos.
- 2: 12 pontos.
- Rei: 10 pontos.
Controles
Clique com o botão esquerdo do mouse sobre uma carta para selecioná-la ou anular a seleção. Unicamente é possível selecionar uma das suas cartas. Se as cartas selecionadas formarem uma combinação válida, serão recolhidas automaticamente.
Selecione uma das suas cartas e clique descartar para colocá-la na mesa.
Opções de mesa
As opções de mesa são escolhidas pelo chefe de mesa (o primeiro jogador que se senta na mesa e que tem uma estrela junto ao seu avatar).
Para ver ou modificar as opções de mesa clique em . As opções de mesa podem ser modificadas antes de começar a partida ou entre as partidas. Se o ícone ficar vermelho indica que o chefe da mesa está mudando alguma das opções.
- Tempo de jogada
- Indica o tempo que o jogador tem para jogar. Se o tempo se esgota, a jogada é feita pelo sistema. Veja também: Jogo em modo automático
- Competir por pontos e fichas.
- Permite jogar partidas competitivas. Desative esta opção para praticar (não ganhará nem perderá fichas, não obterá conquistas e não subirá de nível).
- Aposta por partida:
- Indica a quantidade de fichas de jogo que você apostará na partida. O ganhador da partida leva o pote. Veja também: O que são as fichas, como posso consegui-las?
- Mesa privada.
- Se esta opção estiver ativa, somente poderão sentar-se os jogadores convidados ou amigos. Veja também: Como convidar outros jogadores para jogar na sua mesa.
- Permitir público.
- Outras pessoas poderão entrar na mesa para ver a partida e bater papo. Veja também: Público durante as partidas
- Limite de pontos (7-27)
- Determina o limite de pontos para finalizar um jogo.
- Scopa a Quindici
- Popular variante da Scopa. É possível combinar a carta jogada com as cartas da mesa quando a soma dos valores das cartas selecionadas somarem 15.
Ranking por pontos
Para participar do ranking deste jogo, é necessário estar cadastrado e ter fichas suficientes para cobrir as apostas.
Para ganhar pontos, as partidas devem ser competitivas (indicadas com uma luva de boxe ou umas espadas). Não se marca pontos se 2 jogadores da mesa compartilham o mesmo IP.
Se em uma mesa se apostam fichas de jogo, você deverá ter suficientes fichas para cobrir a aposta. O ganhador da partida ganha os pontos XP e as fichas apostadas (a banca recebe 25% do pote).
Os pontos de experiência (XP) ganhos dependem do número de jogadores e calcula-se 10×número de jogadores
. Se o jogo é em dupla, os pontos são divididos entre a dupla ganhadora.
- 2 jogadores: 20 pontos XP
- 3 jogadores: 30 pontos XP
- 4 jogadores: 40 pontos XP
- Em duplas: 20 pontos para cada um
Os jogadores que perdem uma partida, somam 5 pontos.