Bisca ›
Regras da bisca
Objetivo do jogo
A bisca é um jogo de cartas jogado na Espanha e Itália. Disputa-se por um determinado número de rodadas estabelecido previamente e ganhará a partida o primeiro que conseguir ganhar esse número de rodadas (por padrão, a partida é por uma rodada).
Valor das cartas (do maior para o menor)
O valor das cartas é igual que no tute:
- Ás: 11 pontos
- Três: 10 pontos
- Rei: 4 pontos
- Cavalo: 3 pontos
- Sota: 2 pontos
- Sete, Seis, Cinco, Quatro, Dois: 0 pontos
As cartas que não têm valor algum em pontos são chamadas de cartas brancas.
Como jogar a bisca
Distribuição de cartas
Ao princípio da partida, decide-se por sorteio automático o jogador mão, isto é, o que começa a jogar. Na seguinte rodada (se houver) começará o jogador situado à direita do atual.
São distribuídas 3 cartas para cada jogador. Após a distribuição, a seguinte carta será o trunfo ou a vira. As cartas não distribuídas formam um monte de cabeça-para-baixo para serem compradas.
Desenvolvimento do jogo
Começa o jogador que é o mão descartando qualquer uma das suas cartas. Os outros devem jogar uma das suas em função da primeira. O grupo de cartas jogadas é chamado de vaza.
O jogador seguinte pode jogar qualquer uma de suas cartas.
Final de uma vaza
Ganha a vaza o jogador que colocar o trunfo de valor mais alto ou se não tiver trunfos, a carta do naipe de início (a primeira que foi jogada) com o valor mais alto.
Este jogador recolhe a vaza, quer dizer, as cartas jogadas pelos outros jogadores e as guarda até o final da rodada. Ao finalizar a vaza todos os jogadores compram do monte enquanto tiver cartas.
O jogador que ganha a vaza começa descartando na rodada seguinte.
Final de uma rodada
Uma rodada acaba quando os jogadores não tiverem mais cartas. Uma contagem de pontos é feita com as cartas que cada jogador conseguiu. Em caso de empate ganha o que levou a última vaza.
O jogador que ganha o total rodadas, ganha a partida.
Controles
Para jogar uma carta, deve-se clicar sobre ela.
Por que há robôs jogando? Para que servem?
Em alguns jogos, quando um jogador perde a conexão durante a partida, um robô o substitui até que volte a entrar. O jogador tem uma margem de uns minutos para regressar à partida e continuar jogando.
Finalizar a partida de forma amistosa (anular partida)
Alguns jogos têm a opção de finalizar a partida de forma amistosa. Se isso ocorrer, a partida será anulada. Isto é, os jogadores não ganharão nem perderão pontos e essa partida não contará no ranking nem nas estatísticas. Além disso, as fichas apostadas são devolvidas a cada jogador (exceto se forem penalizados por abandono).
Para anular uma partida, um dos jogadores deve clicar no seguinte botão . Todos os jogadores devem estar de acordo em que a partida finalize, caso contrário a partida continuará.
O robô não é levado em conta nas votações para finalizar uma partida de forma amistosa.
Opções de mesa
As opções de mesa são escolhidas pelo chefe de mesa (o primeiro jogador que se senta na mesa e que tem uma estrela junto ao seu avatar).
Para ver ou modificar as opções de mesa clique em . As opções de mesa podem ser modificadas antes de começar a partida ou entre as partidas. Se o ícone ficar vermelho indica que o chefe da mesa está mudando alguma das opções.
- Tempo de jogada
- Indica o tempo que o jogador tem para jogar. Se o tempo se esgota, a jogada é feita pelo sistema. Veja também: Jogo em modo automático
- Competir por pontos e fichas.
- Permite jogar partidas competitivas. Desative esta opção para praticar (não ganhará nem perderá fichas, não obterá conquistas e não subirá de nível).
- Aposta por partida:
- Indica a quantidade de fichas de jogo que você apostará na partida. O ganhador da partida leva o pote. Veja também: O que são as fichas, como posso consegui-las?
- Mesa privada.
- Se esta opção estiver ativa, somente poderão sentar-se os jogadores convidados ou amigos. Veja também: Como convidar outros jogadores para jogar na sua mesa.
- Permitir público.
- Outras pessoas poderão entrar na mesa para ver a partida e bater papo. Veja também: Público durante as partidas
- Rodadas por partida (1-5)
- Determina o final da partida. O jogador que conseguir o total de rodadas, ganha a partida.
- Permitir intercambiar a Vira
- Permite trocar uma carta da mão pela Vira. Quando a carta de trunfo for um às, três, um rei, um cavalo ou uma sota, o jogador que tiver o 7 do mesmo naipe poderá trocá-las. O mesmo vale, de maneira idêntica, para modificar o 7, 6, 5 ou 4 pelo 2. Esta operação não poderá ser feita antes de que uma vaza for ganha.
Ranking por pontos
Para participar do ranking deste jogo, é necessário estar cadastrado e ter fichas suficientes para cobrir as apostas.
Para ganhar pontos, as partidas devem ser competitivas (indicadas com uma luva de boxe ou umas espadas). Não se marca pontos se 2 jogadores da mesa compartilham o mesmo IP.
Se em uma mesa se apostam fichas de jogo, você deverá ter suficientes fichas para cobrir a aposta. O ganhador da partida ganha os pontos XP e as fichas apostadas (a banca recebe 25% do pote).
Os pontos de experiência (XP) ganhos dependem do número de jogadores e calcula-se 10×número de jogadores
. Se o jogo é em dupla, os pontos são divididos entre a dupla ganhadora.
- 2 jogadores: 20 pontos XP
- 3 jogadores: 30 pontos XP
- 4 jogadores: 40 pontos XP
- Em duplas: 20 pontos para cada um
Os jogadores que perdem uma partida, somam 5 pontos.
Você ganhará 10 pontos XP adicionais para cada rodada extra indicada nas opções de mesa. Se o jogo for a 2 rodadas, ganhará 10 pontos extra; se jogar a 3 rodadas, ganhará 20 pontos extra, etc.